Home Bem-estar Saúde Zumbido no ouvido: O que é e como tratar?

Zumbido no ouvido: O que é e como tratar?

5 min de leitura
0
0

O zumbido é uma percepção de um som na cabeça e pode parecer como um apito, um assobio, um zumbir, um chiar, um rugir ou até mesmo um gritar.

Pode parecer que vem apenas de um ouvido ou de ambos, de dentro da cabeça ou à distância, constante ou intermitente, estável ou pulsante.

No Brasil, mais de 28 milhões de pessoas – de todas as idades – sofrem do problema. O índice é um alerta para aqueles que sofrem de perda auditiva e, por isso, o diagnóstico com um profissional habilitado é fundamental para o tratamento correto.

Segundo a Fonoaudióloga Luiza Diamantino, da Telex Soluções Auditivas, a maioria das pessoas que procura ajuda médica apresenta um estado constante de zumbido e, em muitos casos, algum grau de perda auditiva.

“Os principais causadores da perda auditiva são: ruído alto, medicamentos que danificam os nervos auriculares, cera afetada, infecções, tumores vasculares, envelhecimento, entre outros”, alerta.

Ainda segundo Luiza, grande parte dos zumbidos é “sensorineural”, o que significa que é devido à perda auditiva no nível da cóclea ou do nervo coclear. “Vale ressaltar, ainda, que o problema pode se originar em outros lugares. O zumbido pode ter origem de alguma alteração hormonal, pressão alta, alterações nos níveis de glicose e até de origem muscular.” conta.

A fono também lembra que, após o diagnóstico, além de tratar problemas associados – como depressão ou insônia –, existem várias estratégias que podem ajudar a tornar o transtorno menos incômodo.

“É fundamental ficar ciente que nenhuma abordagem específica funciona para todos. É possível que um mesmo paciente possa precisar experimentar várias combinações de técnicas antes de encontrar uma que funcione efetivamente”, finaliza.

 

SOBRE A TELEX:

A Telex Soluções Auditivas é uma empresa que pertence a holding dinamarquesa William Demant. Há mais de 70 anos no mercado, tem forte presença em todo o Brasil, com mais de 100 pontos de venda. Graças à atuação de seus fonoaudiólogos e à parceria com médicos otorrinolaringologistas, milhares de pessoas já tiveram de volta a alegria de ouvir, resgatando a autoestima, a boa comunicação e o convívio saudável com familiares e amigos.


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

5 Dicas para ter a voz como aliada no crescimento profissional

Quando pensamos na voz como instrumento de trabalho, logo nos lembramos de profissionais c…