Home Bem-estar Saúde Espaço no RJ oferece aulas gratuitas de Yoga para alunos com câncer

Espaço no RJ oferece aulas gratuitas de Yoga para alunos com câncer

6 min de leitura
0
0

Em tempos acelerados como o nosso, muitas vezes não encontramos a brecha necessária para cuidar do eu-interior e terminamos por adoecer.

yoga para cura

Cada vez mais o autocuidado é necessário para manter mente e corpo sãos e, nesse movimento, a professora de Yoga, pranaterapeuta e mestre em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Luciana Lobo, é autoridade no assunto.

Diretora e idealizadora do espaço YOGAPICs, Luciana foi diagnosticada com câncer de mama em maio de 2017, ainda na fase de desenvolvimento do seu projeto.

CURAR PARA SE EMPODERAR

Para ela, a experiência representou mais do que uma superação, mas uma forma de se conhecer melhor e envolver-se com os métodos de trabalho.

“Realmente me empoderei da minha cura. Montei uma equipe de apoio que pudesse ajudar a manter minhas células saudáveis na medida do possível, e passei pela experiência que proponho no YOGAPICs. Acabei desenvolvendo, durante a quimioterapia, uma rotina mais amorosa comigo. Todas as tardes foram preenchidas com as terapias que complementaram meu tratamento médico: yoga, meditação, cura prânica, acupuntura, auriculoterapia e massagem relaxante”.

E acrescenta: “Para nos empoderarmos do nosso tratamento também precisamos exercitar a consciência o tempo todo. Dos nossos pensamentos, das nossas falas e das nossas ações. E é disso que quero falar para os meus alunos. Acredito que adoecer pode ser uma grande chance de despertar”, reflete Luciana.

Além de desenvolver e trabalhar a Yoga com seus alunos, Luciana também estabelece atividades com outras Práticas Integrativas e Complementares (PICs).

Desde 2006, a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu a importância das PICs, como grandes aliadas ao tratamento da medicina tradicional.

O Ministério da Saúde passou a oferecer pelo Sistema Único de Saúde (SUS) procedimentos que, inicialmente eram 19, em 2017, e este ano, incluindo ao rol novas práticas, somam 29 ao Programa.

“A legitimação das práticas nos lembram que o físico, o biológico e o emocional estão interligados. O corpo fala. Se pensarmos nesta unidade que nos constitui, compreendemos exatamente a importância das PICs como parte fundamental de todo tratamento. A inclusão delas nasceu da necessidade de atender às demandas por uma nova cultura de saúde”, explica Luciana.

O anseio de Luciana Lobo em atender as necessidades de pacientes oncológicos e outros que buscam na Yoga e nas demais PICs formas de buscarem o equilíbrio físico e psíquico, levou-a a criar o Instituto ZENCancer.

yoga para cura

Todas as sextas-feiras o espaço YOGAPICs oferece aulas gratuitas de Yoga Restaurativa para pacientes com câncer e Luciana envia kits de relaxamento, composto por uma máscara para os olhos, spray de lavanda, instruções para fazer relaxamento em casa, um botton e uma placa de sinalização de porta.

Para participar das atividades e aulas de Yoga Restaurativa do projeto ZENCancer, é necessário checar a disponibilidade pelos telefones (21) 99822-6891 ou (21) 3586-0002 e pelo e-mail zencancer. As atividades são todas às sextas-feiras das 13h30 às 19h30. O espaço YOGAPICs funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h para as aulas. Para atendimento ao público e informações funciona das 14h às 20h. O YogaPICS fica na Rua Voluntários da Pátria 445, sala 508 – Centro Médico de Botafogo (em frente à Cobal do Humaitá).


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Outubro Rosa – Campanha mundial de prevenção ao câncer de mama

O Outubro Rosa é um movimento mundial que existe há cerca de duas décadas e, desde seu sur…