Home Consciência A lição de paz de Pierre Weil

A lição de paz de Pierre Weil

5 min de leitura
0
1

Mais do que ausência de conflito, a paz é um estado de consciência. Ela não deve ser procurada no mundo externo, mas principalmente no interior de cada homem, comunidade ou nação.

Assim diz Pierre Weil em seu livro A Arte de Viver em Paz – livro que está disponível em PDF no site www.pierreweil.pro.br e pode ser baixado também por aqui. – em seu capítulo A Visão Holística da Paz:

Uma nova visão da paz será, certamente, holística.(…)

Não pode haver verdadeira paz no plano pessoal quando se sabe que reinam a miséria e a violência no plano social ou que a natureza nos ameaça com a destruição porque nós a devastamos.

A visão ou consciência holística implica um alargamento progressivo das fronteiras  humanas. Começamos pela pessoa, cujas características egocentradas diminuem quando ela se abre para a sociedade em que vive. Já é uma evolução, mas pode-se ir além.

Progressivamente, esse indivíduo descobre que sua vida e a de seus semelhantes dependem de um delicado equilíbrio ecológico: a consciência sociocentrada se desdobra então em consciência planetária.

Ainda em seu site encontramos um breve artigo que condensa toda a essência da arte da paz na simplicidade do “faça a sua parte”.

Diante da magnitude e complexidade dos problemas da nossa época e civilização, muitas são as pessoas desanimadas, achando que não tem nem competência, nem poder para resolvê-los; eles acham que isto é atribuição dos governos, ou dos organismos das Nações Unidas. Isto é apenas um aspecto da questão.

O outro está ilustrado por uma bonita historia indiana.

É a história de um beija-flor que estava no meio de um incêndio da floresta em que vivia.

Todos os animais estavam fugindo apavorados, menos ele; o passarinho tirava gotinhas de água de um lago e as jogava no fogo; repetia este comportamento sem cessar; até que uma coruja intrigada perguntou:

“O beija-flor, você enlouqueceu? Você está pensando que vai apagar o incêndio, jogando gotinhas de água no fogo?”

Respondeu o beija-flor com a maior calma do mundo.

” – Eu não vou apagar o incêndio. Mas eu faço a minha parte”.

Se você quiser realmente viver em paz, pratique a ecologia interior, social e ambiental. A sua existência irá melhorar de uma maneira que você nunca sonhou.

 

Quem foi Pierre Weil
Doutor em Psicologia pela Universidade de Paris, o escritor, educador e psicólogo Pierre Weil (1924 – 2008) foi responsável pela regulamentação da profissão de psicólogos, que ainda engatinhava no Brasil quando ele aqui aportou.

Autor de cerca de 40 livros – entre eles O Corpo Fala -, de 1987 até 2008 Weil foi reitor da Unipaz – Universidade Holística Internacional, sediada em Brasília, criada por ele a pedido do então Governador do Distrito Federal, José Aparecido de Oliveira, sendo a união da Universidade Holística Internacional com a Fundação Cidade da Paz.

 

 

 


Recomendados


A ferramenta essencial de AutoDesenvolvimento pessoal

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Consciência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Como escolher a terapia mais adequada?

A psicologia é composta por diferentes enfoques ou abordagens quando o assunto é investiga…