Home Consciência Felicidade Ousando Ser Feliz – Parte 1

Ousando Ser Feliz – Parte 1

5 min de leitura
2
0

Confira o texto de Sônia Maria Lima de Gusmão,  Psicóloga

INTRODUÇÃO

Neste texto, reflito sobre algumas das possíveis causas sociais e pessoais relativas à situação de descontentamento e de infelicidade vividas pelo ser humano. Considero que a felicidade não é um objetivo em si mesma, sendo decorrente da atualização de potencialidades do indivíduo – do seu viver pleno. Baseio-me na minha experiência, como psicóloga e como-ser-no-mundo, e em autores como Carl Rogers, e Paul Tillich. Concluo que as adversidades são tantas que é necessário ousar para se atingi-la.

Creio que não precisamos ir muito além no passeio de nossas lembranças, ou das nossas histórias, para percebermos que no contexto familiar e social, num sentido mais amplo, o que predominava era o puritanismo hipócrita. Valores como a virgindade e a obediência cega aos pais, à igreja e aos mestres, por exemplo, faziam parte do nosso cotidiano, cerceando a expressão do nosso verdadeiro ser.

Parece evidente que tais valores, aos poucos, foram se transformando. Atualmente nos deparamos com a antítese desses valores. O que antes era contido ou represado no seio dos indivíduos se transmuta na busca, muitas vezes desenfreada, do prazer e da diversão como metas de vida.

Os adolescentes, sobretudo, parecem perdidos nessa busca. Observo que a liberação sexual, por exemplo, tal como tem sido experienciada pelos jovens, tem acarretado dificuldades de ordem prática e psicológica, constatadas no nosso dia-a-dia e no consultório psicológico. Quando o esquema antigo já não satisfaz, passa-se um período perdido na busca do novo, até que, finalmente, atingi-se o equilíbrio da síntese.

Alienados do seu próprio ser, muitos desses jovens colocam o prazer como objetivo de suas vidas, o que os afasta ainda mais da felicidade, pois a felicidade não sendo um fim em si mesma, torna inglória essa busca.

O indivíduo sente-se alegre quando ele se realiza naquilo que faz, mesmo que esse fazer acarrete, algumas vezes, em risco à própria vida, como podemos observar nos depoimentos de pessoas que se arriscaram para salvar a vida de outras, às vezes desconhecidas.

Em momentos cruciais, a terapia tem sido buscada como uma tábua de salvação contra o estado de descontentamento e de infelicidade em que se encontra o indivíduo. Todavia, promover o crescimento e o desenvolvimento do potencial humano é um processo demorado, que requer daquele que busca, coragem, investimento pessoal e a vivência consciente da experiência presente.

Viver a experiência presente – aqui e agora – implica lutar contra os condicionamentos sociais que nos impuseram a vida toda. Implica ousadia e abertura para enfrentar os próprios fantasmas, além das adversidades próprias do contexto em que se está inserido.

No próximo post: A ORIGEM DO MEDO DE SER FELIZ


Recomendados



A ferramenta essencial de AutoDesenvolvimento pessoal


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Felicidade

2 Comments

  1. […] Lifestream Ousando Ser Feliz – Parte 1 […]

    Reply

  2. armandobeneficio@bol.com'

    ARMANDO SALVADOR

    28 de novembro de 2010 at 1:21

    FAZENDO INCLUSÃO VIBRATÓRIA FELIZ EM TODO CENÁRIO MENTAL MAIS ATRAÇÃO DE FELICIDADE.
    Se você tem “presença de dinheiro” na sua vibração, então você continuará atraindo presença de dinheiro. Você precisa encontrar um jeito de ser feliz AGORA, se sentir bem AGORA, e estar VIBRATILMENTE alegre, saudável e próspero, AGORA, independente do dinheiro, porque esses sentimentos maravilhosos jubilosos, sadios e afortunados são como você se sentirá com o dinheiro.
    Dinheiro não traz felicidade – mas sua vibrátil felicidade exultante, salutar e abastada, traz dinheiro, porque você adiciona felizes vibrações de contentamento, sanidade e abastança, em tudo que recorda e encontra. Daí, você atrai tudo que é semelhante ao VALIOSO bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade. Assim, você encontrou a melhor maneira de criar e atrair SINTONIA com o Bem-Estar ou Felicidade.

    armandobeneficio.blogspot.com (SEU BEM-ESTAR É ACESSADO VISITANDO SEMPRE ESSE BLOG TECNICAMENTE COLORIDO PARA CONVOCAR SUA ATENÇÃO MAGNÉTICA. Daí, você cria e mantém sua desejada alegria, saúde e abundância, praticando o congruente e poderoso alinhamento mental magnético exultante, salutar e abastado, fazendo o acoplamento de confortáveis códigos lingüísticos magnéticos jubilosos, sadios e afortunados, no quântico “espaço expansível” de toda cena do painel da sua memória.)

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Como escolher a terapia mais adequada?

A psicologia é composta por diferentes enfoques ou abordagens quando o assunto é investiga…