Home Inspirados David Steindl-Rast Video: David Steindl-Rast responde “Quer ser feliz? Seja grato”

Video: David Steindl-Rast responde “Quer ser feliz? Seja grato”

4 min de leitura
3
0

A única coisa que todos os seres humanos têm em comum é que cada um de nós quer ser feliz, diz o irmão David Steindl-Rast, um monge e estudioso ecumênico. E felicidade, ele sugere, nasce da gratidão. Uma lição inspiradora sobre desacelerar, olhar para onde você está indo, e acima de tudo, ser grato.

Será que são mesmo as pessoas felizes que são gratas? Todos conhecemos um grande número de pessoas que têm tudo para serem felizes e não são felizes, porque elas querem algo a mais ou querem mais do mesmo.

E todos conhecemos pessoas que passam por várias adversidades, adversidades pelas quais nós próprios não gostaríamos de passar, e são profundamente felizes. Elas irradiam felicidade. É surpreendente. Por quê? Porque elas são gratas.

Então, não é a felicidade que traz a gratidão. É a gratidão que traz a felicidade. Se vocês pensam que é a felicidade que os torna gratos, pensem novamente. É a gratidão que os torna felizes.

Irmão David

David Steindl-Rast é um monge católico beneditino, notável por sua participação ativa no diálogo interreligioso e seu trabalho sobre a interação entre espiritualidade e ciência.

Steindl-Rast nasceu e cresceu em Viena, Áustria. Recebeu seu diploma de mestrado na Academia de Belas Artes de Viena e seu Ph.D. em psicologia experimental da Universidade de Viena (1952).

Emigrou para os Estados Unidos no mesmo ano e se tornou um monge beneditino em 1953 no Mosteiro de Monte Salvador em Pine City, New York , uma comunidade beneditina recém-fundada. Com a permissão de seu abade, Damasus Winzen, em 1966 ele foi oficialmente delegado a buscar o diálogo budista-cristão e começou a estudar o Zen com vários mestres.

Ele co-fundou o Centro de Estudos Espirituais com professores judeus, budistas, hindus e sufis e é membro da Associação Lindisfarne. Seus escritos incluem “Gratidão, o Coração de Oração”, “A Música do Silêncio” (com Sharon Lebell), “Palavras de senso comum” e “Pertencendo ao Universo” (co-autoria com Fritjof Capra). Ele é também co-fundador da “Network for Grateful Living“, uma organização dedicada a gratidão como uma influência transformadora para os indivíduos e a sociedade. [wikipedia]

 


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em David Steindl-Rast

3 Comments

  1. […] outras pesquisas indicaram que sentir gratidão e verbalizar isso melhora a satisfação com a vida. Os resultados estão no Journal of Personality […]

    Reply

  2. madeffonso01@gmail.com'

    Marcia Deffonso

    30 de março de 2016 at 11:10

    estou gostando muito dos assuntos tratados no site. Parabéns.

    Reply

  3. […] grato, até mesmo pelas pequenas coisas boas que acontecem, desafogará o coração da ansiedade. Seja grato pela saúde, pela família, amigos e por tudo de positivo que está em seu entorno”, diz o […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

A beleza e o poder da gratidão em nossas vidas

Com os anos, fui descobrindo que a gratidão é, além de um dos sentimentos mais nobres, a c…