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Mindfulness: prática de meditação para desapego emocional

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Toda prática meditativa traz consciência e clareza, ajudando-nos a integrar o que pesamos ao que sentimos e fazemos.

Neste artigo, vamos falar sobre o mindfulness, principal técnica usada em processos de desapego.

O mindfulness trabalha a mente leve: a mente vazia. Quando a mente está muito cheia e as emoções estão agitadas, aparecem as sensações de vazio e de sempre estarmos precisando de algo mais.

Precisar mais do que? Esta é a grande pergunta. Por que estamos sempre buscando mais e mais, com ansiedade, relacionamentos tóxicos e comportamentos que até nós mesmos estranhamos em nós?

O mindfullness trabalha muito o presente, trazendo desapego de coisas excessivas, de coisas pesadas, de emoções, de muitas coisas em casa, muitas roupas e também necessidades de comprar.

Para ter uma vida equilibrada, coerente e feliz, dependemos da integração destes três pilares: em outras palavras, do alinhamento entre nossos padrões de pensamentos, padrões emocionais e padrões de comportamento.

Quando identificamos a essência dos nossos padrões de pensamentos e sentimentos, começamos a perceber a nossa ação e o nosso comportamento, encontrando caminhos de solução e bem-estar.

Quando serenamos a mente, nos tranquilizamos e identificamos padrões que podem ser alterados.

Deixamos de pensar que estamos inseguros, gerando dependência emocional, para resgatarmos a autoconfiança e a ternura nos relacionamentos.

A medida que entendemos nossas emoções, conseguimos iniciar o desapego emocional de uma pessoa ou de uma situação, ou nos libertar do saudosismo.

Ao integrarmos nossas sensações ao momento presente, começamos a desapegar de situações que geram sensação de preenchimento afetivo. Assim, serenamos nossas emoções. Este é o papel da meditação.

O mindfullness tranquiliza a mente, regula as emoções e controla o comportamento. Isso promove relaxamento e independência, fazendo-nos distinguir o que pertence realmente a nós e o que é do outro.

Frequentemente, colocamos nossa felicidade no outro, gerando apego emocional. A mente leve, no entanto, permite relacionamentos mais livres e também uma visão desapegada de bens materiais.

O mindfulness controla a ansiedade e desperta a consciência, uma vida de valores e o que realmente é construtivo para cada um.

Com isso, nos libertamos do supérfluo e passamos a entender o real valos do momento presentes e dos relacionamentos atuais.

Como a meditação pode te livrar de pensamentos negativos

A meditação nos libera das emoções, pensamento e comportamentos negativos. Os relacionamentos e a comunicação ficam mais leves.

Assim, a meditação encerra ciclos em relacionamentos, no trabalho ou na vida de um modo geral. Inicia-se um novo momento, com maturidade mental, emocional e comportamental.

Este é o grande benefício do mindfullness. Esta prática nos traz clareza sobre o que realmente queremos para nosso projeto de vida.

Isso traz libertação e conseguimos focar nossa energia para colher bons resultados.

Os benefícios se estendem também às pessoas com quem convivemos: muita gentileza, morosidade, gratidão, limites, o seu limite emocional e o limite emocional do outro.

Há três técnicas de mindfulness

  • Breathing Technique – técnicas de respiração como âncora
  • Walking Mindfulness Technique – técnicas de meditação com caminhada consciente
  • Outside ou Mountain Mindfulness – imersão no autoconhecimento, com caminhadas ao ar livre e em montanhas

Com isso, conseguimos obter, entre tantos outros benefícios, desapego de processos passados, desapego da ansiedade e desapego das emoções tóxicas (desapego emocional em relação a algumas situações ou pessoas

O desapego na prática mindfullness é uma consequência natural: quando queremos ter uma vida leve, desapegamos daquilo que nos sobrecarrega, sejam pensamentos de estresse, alimentos pesados e memórias ruins.

Sem a sobrecarga de memórias, sem a sobrecarga de problemas, sem a sobrecarga de estresse vamos nos libertando.

Quando temos o hábito do mindfulness, estamos preparados para encarar essas situações, quando elas surgirem em nossa rotina.

Quando estamos leves é fácil sentir a felicidade: fica fácil fazer escolhas, fica fácil decidir e encarar rotinas de trabalho, tudo isso com criatividade, produtividade e leveza.

Comece a meditar: depois da primeira, segunda e terceira meditação você vai se encantar, porque a resposta é incrível.

Toda pessoa pode meditar, cada uma com sua própria experiência, iniciando seu processo de transformação, identificação, reconhecimento de si próprio e de encontro com o bem-estar que mora dentro de cada um de nós.

A meditação promove o encontro com emoções e pensamentos positivos que rompem padrões de necessidade e criam novos e bons hábitos.

A vida fica mais leve, mais natural e mais saudável, com relacionamentos mais produtivos. O que era pesado (os problemas, ansiedade, medo, angústia e passado) ganha novo significado.

O mindfullness mostra o caminho que devemos seguir daqui para frente, entendendo o que estamos buscando na vida. A prática libera endorfina no organismo, gerando bem-estar, libertação, transformação e recomeço.

Boa meditação,

Mayra Cordeiro


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