Home Consciência Os Sete Princípios da Huna – 1. IKE

Os Sete Princípios da Huna – 1. IKE

21 min de leitura
11
2

Você já ouviu falar de Huna? É um termo havaiano para “segredo”.  Agora, não vá embora só porque você não quer ouvir outra história do tipo “O Segredo” novamente.

Huna é uma filosofia (e não um conjunto de métodos esotéricos superficiais) e, ao mesmo tempo é muito prático – talvez seja isso que me chamou a atenção, em primeiro lugar e eu achei que vale a pena estudar.

Não é uma religião que você tem que se juntar e se você é religioso, você deve ficar com a sua religião atual, se você está feliz. Todavia, após os sete princípios que estão na base desta filosofia você poderá experimentar a sua vida a um nível muito mais profundo e gratificante.

Assim, sem mais delongas – vamos saltar para uma visão geral dos 7 princípios fundamentais da vida e vamos mergulhar em como podemos aplicar o princípio número um hoje.

 

Os 7 Princípios Fundamentais da Huna

Na tradição Huna há 7 princípios básicos que regem a vida e a criação de existência. Eles são condensados em sete palavras havaianas. Eles não são facilmente traduzíveis, por isso é melhor usar uma frase que descreve a essência da palavra.

Eis os 7 princípios da Huna:

IKE – O mundo é o que você pensa que é
KALA – Não existem limites, tudo é possível
MAKIA – A energia flui para onde a atenção vai
MANAWA – Agora é o momento de poder
ALOHA – Amar é ser feliz com
MANA – Todo o poder vem de dentro
PONO – Eficácia é a medida da verdade

Os Sete Princípios de Huna – explicados por Stewart Blackburn [en]

Você não só vai aprender o significado de cada princípio, mas você também vai aprender as etapas detalhadas sobre como ativar e experienciar o princípio em sua vida e como aproveitar o poder que vem de expressá-los de forma consciente em sua vida.

1. IKE – O mundo é o que você pensa que ele é

Isto refere-se a importância da crença. Tudo o que você acredita, você vai manifestar. Se você acredita que o mundo é um lugar cheio de luta e sofrimento, então certamente dificuldades e lutas vão aparecer no seu caminho. Se você acredita que o mundo é um ótimo lugar para a aventura e felicidade, então você certamente irá experimentar muito mais das pessoas do que a pessoa que acredita no mundo da luta.

Claro que isso ressoa com a Lei da Atração, mas também aponta para sermos observadores e intérpretes do nosso mundo. Quando você tira toda a emoção dele, só de olhar para os fatos, você vai ver, que a maioria das situações têm o seu próprio equilíbrio do bem e do mal. Mas damos significado e emoção a uma situação e com isso definimos a nossa experiência.

Quantas vezes você já esteve em um estado de raiva ou ressentimento, quando algo pequeno (talvez uma criança sorri para você ou que você viu um belo pôr do sol) aconteceu e, de repente, a situação mudou? Bem, isso mudou no nível de fato? Talvez não, mas a sua experiência pode ter mudado drasticamente porque a sua perspectiva mudou. E a partir dessa mudança de perspectiva seus resultados futuros mudaram, porque você se aproximou de coisas de forma diferente.

Então, lembre-se sempre que, através de IKE você tem o poder de mudar primeiro a sua experiência percebida e, em seguida, seu futuro real.

Corolário: Tudo é um sonho

Os xamãs Huna acreditam em nossa vida como sendo uma outra forma de sonho. Eles acreditam que nós sonhamos em diferentes níveis e temos várias camadas de sonhos. E por mais estranho que isso possa parecer – pensar sobre quão “real” o mundo real é realmente.

Por que você não pode se mover através de uma parede?
Se você bater a mão em uma parede você irá experimentá-la como sendo sólida. No entanto, a rocha que consiste isto é composta por moléculas e átomos. Átomos, apesar da crença popular, não têm parte material nele. Eles são campos de energia vibrando em certas frequências.

A única razão pela qual a sua mão não pode mover-se através da parede é que a frequência de energia da parede e sua mão estão vibrando em um espectro de freqüência que estão tão próximos um do outro que perturbam um ao outro. Outros espectros de frequência (como as ondas de rádio) não tem absolutamente nenhum problema em passar através da parede.

Quando você bate em uma parede com a mão você não está acertando uma pedra material. É mais do que a frequência de energia de sua mão estivesse entrando em contato com o espectro de energia da parede e esta informação foi enviada para o seu cérebro, o que, em seguida, acionou a memória já salva da experiência da “Mão batendo na parede de pedra”.

É a mesma coisa quando você ouve música ou olha para uma bela imagem. Você não está realmente vendo ou ouvindo, você está interpretando ondas de energia (proveniente dos instrumentos musicais e da luz refletida da imagem) em seu cérebro. Seu cérebro está criando o mundo que você vê. Assim como ele está criando o mundo que experimentamos a cada vez que você tem um sonho vívido à noite.

A única diferença para nós entre um sonho e “realidade” é saber se os outros têm a mesma experiência, no entanto, sabemos que as pessoas podem estar na mesma situação em conjunto e ainda ter uma experiência totalmente diferente – como as pessoas em uma festa ou pessoas passando por um acidente e depois dando uma descrição radicalmente diferente para a polícia.

Sim, podemos nos encontrar em sonhos, mas ainda é o nosso sonho – e o outro tem o seu próprio sonho.

Isso pode ser uma idéia radical para alguns de vocês, mas brinque com ela por um tempo em sua mente e sinta como ela ressoa dentro de você.

Uma vez que você é capaz de abraçar o pensamento da vida que é um sonho, então você está em um ponto onde você pode perceber que é capaz de acordar dentro do sonho (como sonhadores lúcidos fazem em um sonho) e alterar o sonho (ou seja, mudar a sua realidade).

Corolário: Todos os sistemas são parciais

Há uma velha história de um homem em busca do sentido da vida. Depois de anos de luta e de busca chegou a um guru famoso e muito sábio nos Himalaias. Ele perguntou ao guru sobre o significado da vida e o guru disse: “A vida é simplesmente uma tigela de cerejas”. Muito desapontado e irritado o homem respondeu: “Eu viajei por toda parte, vim através dos oceanos e foi através das selvas perigosas e o Sahara mortal apenas para encontrá-lo – e tudo o que tem a dizer é que a vida é como uma tigela de cerejas? “. O guru sábio sorriu e disse: “Ok, então a vida não é uma tigela de cerejas.”

Desde que os homens desenvolveram seu córtex estão na busca constante pela resposta definitiva para a questão mais premente de “O que é isso tudo?” “. Este é um exemplo de condução e pergunta irritante, que o homem está constantemente à procura de algo para se agarrar. Ele tentou ciência, religião, filosofia, metafísica, arte – você escolhe – só para sentir-se salvo, protegido contra essa questão perigosa sobre o sentido da vida.

Se você seguir o processo xamã de “Tudo é um sonho”, então você vai perceber, que cada resposta que você pode conseguir sobre o sentido da vida é arbitrariamente construída. Não importa o que você responda, você pode ter certeza de que esta não é a verdadeira resposta, mas uma rede de segurança que você constrói para si mesmo para sentir-se seguro na vida.

Em essência, a verdade é o que você define como tal!

Você toma a decisão de aceitar alguns sistemas como verdade e rejeitar outros. E eu faço o mesmo. E cada um de nós tem suas boas razões para o fazer. Mas escolhi o meu por causa de algumas decisões específicas que tomei sobre a vida e estes podem diferir drasticamente das suas experiências e de sua decisão.

Portanto, a questão não é se o sistema é verdade ou não, a verdadeira questão é o quão bem ele está funcionando para você.

Assim, qualquer sistema (incluindo Huna ou o que eu defina para mim) é arbitrariamente escolhido, e nenhum representa a verdade última, portanto, você tem que descobrir o que funciona para você.

Então o que você lê ou ouve, tome como uma hipótese e teste por si mesmo. Se ele funciona para você, use e adapte, se ele não funcionar para você, deixe-o e vá para uma outra hipótese.

Isso é onde o desenvolvimento pessoal e a ciência empírica se encontram.

Etapas de Ação para IKE

Para experimentar o poder do IKE pergunte-se qual é sua definição do mundo com todos os seus ingredientes. Complete as seguintes frases e chegue a muitas respostas honestas. Despeje o seu cérebro, até que não haja mais respostas dentro de você. E seja honesto – não pinte de rosa. Se você acredita que seu trabalho é uma merda – anote. Você não pode mentir para si mesmo. Tire algum tempo para isso, você vai se surpreender com o que está dentro de você.

Eu acho que o mundo é …………..
Eu acho que eu sou ………………..
Acho que as pessoas são ………….
Acho que o meu trabalho é ………
Acho que a minha saúde é ……….
Acho que o meu poder financeiro é …….
Eu acho que a minha capacidade de experimentar o amor, a alegria, o êxtase é ……..
Eu acho que ………. você pode chegar a qualquer outra coisa que está em sua vida aqui

Esta é a sua verdade atual. Agora você pode ver, por que a sua realidade é da maneira que é. Altere aqueles padrões de crenças e o mundo irá mudar.

Dê uma olhada nos limites que você definiu para si mesmo. É uma reação natural neste momento ficar com raiva de si mesmo. Não faça isso. Seja feliz, porque talvez pela primeira vez, você realmente esteja expressando esses limites que formaram a sua capacidade atual de experimentar a vida.

Se você quiser saber mais sobre Huna, eu recomendo o livro “Xamã Urbano” de Serge Kahili King.

Então, vá para as etapas de ação agora e fique atento para o próximo artigo que descreve o segundo princípio da Huna: KALA – Não existem limites, tudo é possível.

Por Patrick Stoeckmann – Unwrap Your Mind

 

 

Confira os 7 Princípios da Huna:

IKE – O mundo é o que você pensa que é (este artigo)
KALA – Não existem limites, tudo é possível 
MAKIA – A energia flui para onde a atenção vai
MANAWA – Agora é o momento de poder
ALOHA – Amar é ser feliz com
MANA – Todo o poder vem de dentro
PONO – Eficácia é a medida da verdade

 


Recomendados


A ferramenta essencial de AutoDesenvolvimento pessoal

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Consciência

11 Comentários

  1. fndesigner@gmail.com'

    Fernando Neves

    5 de dezembro de 2013 at 21:45

    Maravilhosa oportunidade de redescobrir nossas conexões profundas e viver plenamente a nossa originalidade.:)

    Reply

  2. […] IKE – O mundo é o que você pensa que é KALA – Não existem limites, tudo é possível MAKIA – A energia flui para onde a atenção vai MANAWA – Agora é o momento de poder ALOHA – Amar é ser feliz com MANA – Todo o poder vem de dentro PONO – Eficácia é a medida da verdade […]

    Reply

  3. […] 0 […]

    Reply

  4. […] 0 […]

    Reply

  5. […] 0 […]

    Reply

  6. […] 1 […]

    Reply

  7. […] 0 […]

    Reply

  8. os caminhos | Vagabundos Iluminados

    21 de setembro de 2016 at 21:32

    […] Os 7 Princípios Fundamentais da Huna […]

    Reply

  9. para.tiana@yahoo.com.br'

    Tiana Ribeiro

    4 de abril de 2017 at 17:07

    Amei. Queria indicações de livros para um estudo mais profundo da cultura e da filosofia havaianas. Sou grata .

    Reply

    • sah@sahelizabeth.com'

      Sah

      4 de abril de 2017 at 17:26

      Oi Tiana :)
      Que bom que gostou! É um conhecimento fantástico mesmo.
      Sobre esse assunto recomendo o livro Xamã Urbano, mas está esgotado =/ http://amzn.to/2nUxCAX
      De repente vc encontra algo em inglês na Amazon mesmo.
      Bjos,
      Sah

      Reply

  10. […] (Conheça também Os 7 Princípios Fundamentais da Huna) […]

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Os Sete Princípios da Huna – 7. PONO

Sétimo e último princípio da filosofia Huna: PONO - Seus meios devem estar sempre em alinh…