Home Consciência Mudança Renovar hábitos pode ser uma arma importante contra o desemprego

Renovar hábitos pode ser uma arma importante contra o desemprego

7 min de leitura
0
0

A quebra da rotina pode se tornar um momento de reflexão, mas nunca de estagnação

mudar-habitos

Segundo dados do IBGE, no primeiro trimestre deste ano, o desemprego atingiu a taxa de 10,9% no Brasil, ultrapassando o número de 11 milhões de pessoas sem ocupação. A mídia tem abordado com frequência as demissões em massa que agora se tornaram recorrentes.

Nesse ambiente totalmente desfavorável, milhares de trabalhadores tem em sua frente o desafio de se reinserirem no mercado, enquanto muitos outros se indagam como se protegerem do desemprego. Flávio Resende, especialista em Life Coaching, traz dicas de como superar esse momento de dificuldade.

Segundo Flávio, a rotina criada pelo trabalho exerce forte influência sobre os indivíduos. Quando quebrada, pode acabar causando um desvio de foco muito prejudicial. Ele explica, portanto, que o primeiro passo após um momento difícil, como a demissão, é saber retomar o rumo. “A aprendizagem ocorre quando o fluxo, por algum motivo, é quebrado. Buscar o ponto de equilíbrio entre rotina e novidades constantes faz-se cada vez mais necessário. Afinal, temos controle do que mesmo? ”

“Mesmo na disputa profissional, que exige uma imagem séria e compromissada, os valores pessoais do indivíduo estão em jogo”, ele diz. “Penso que a transparência é o ponto chave. Mas a imagem é construída com credibilidade, resultado, confiança, responsabilidade, entre vários outros pontos”, expõe. Para Flávio, a construção de uma imagem sólida, que interesse ao mercado, é muito sobre a perseverança em sustentar seus objetivos e propósitos.

O Life Coach explica que em tempos de mudanças tão recorrentes, é necessária uma autorrevisão constante. “É importante refletir e estar aberto para identificar o que precisa de ajustes ou até de mudanças mais estruturais”, explica. Ele acrescenta que para vencer o desemprego pode ser necessário um olhar que enxergue estrategicamente o que o mercado deseja.

“Na verdade, precisamos aceitar que tudo é aprendizado e quanto mais resistentes estivermos frente às mudanças, mais sofreremos com isso”, diz Flávio, ressaltando a importância de “pensar fora da caixa”. E pontua: “O que nos resta é confiar que aquilo que acontece tem um propósito em nossas vidas e que o que nos cabe é fazer o melhor, dentro do que é possível”.

 

Sobre o coach Flávio Resende – Flávio Resende, 38 anos, é coach ontológico, pós graduado pela Homero Reis & Consultores. Sua especialidade são as áreas de Life Coaching (o Coaching de Vida, um processo que potencializa as habilidades do coache para que ele possa ampliar as suas conquistas em todas as áreas de sua vida, focando no aumento de performance, no aperfeiçoamento do comportamento e do pensamento, e nos resultados) e Coaching Empresarial (outra modalidade de coaching direcionada a empresários, que consiste em auxiliar, por meio de técnicas, ferramentas e práticas do Coaching. O foco do trabalho é para que estes profissionais desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial)

=============================================================

Dica do Editor: 

Um hábito mestre que pode te ajudar a disparar mudanças em outras áreas de sua vida é o exercício físico. Nas palavras de Charles Duhigg, autor do livro “O Poder do Hábito” :

“Quando as pessoas começam a se exercitar regularmente, começam a mudar outros comportamentos que não estão relacionados à atividade física. Passam a comer melhor e a levantar da cama mais cedo. Fumam menos e se tornam mais pacientes. (…) Não está completamente claro porque isso ocorre, mas está provado que exercício é um hábito mestre, que propaga mudanças em todos os aspectos da vida.”

 


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Mudança

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Você conhece todos os tipos de vegetarianos?

As pessoas adotam uma alimentação vegetariana por diversas razões: ética, saúde e muitas o…