Home Inspiração Música Ouça a trilha sonora para aliviar a dor

Ouça a trilha sonora para aliviar a dor

5 min de leitura
0
0

Achei bem interessante essa matéria que saiu no iG e resolvi montar a playlist sugerida pela musicoterapeuta Eliseth Leão com as canções para ajudar no tratamento de sintomas doloridos.

Leia a matéria (grifos meus)  e depois ouça a trilha sonora sugerida.
A pesquisadora Eliseth Leão, enfermeira e musicoterapeuta, pesquisa há 15 anos os efeitos da música no tratamento da dor.

Em seu doutorado defendido na Universidade de São Paulo (USP), ela pesquisou a obra do compositor de música clássica Richard Wagner. Encontrou nas partituras do autor alemão um importante auxílio para as mulheres sofredoras de fibromialgia – um tipo de dor majoritariamente feminino, caracterizada por diagnóstico e tratamento difíceis.

“Estudamos 90 mulheres que sofriam cronicamente de dor e elas escutaram músicas de Wagner (em média 40 minutos). Aferimos a intensidade antes e depois das audições, por meio de escalas numéricas”, conta. “A redução da dor e a sensação de alívio foi impressionante”, afirma a pesquisadora.

Segundo Eliseth, o mecanismo que faz da música um “analgésico natural” é simples: enquanto escutam, as pessoas acionam algumas memórias e fazem associações com imagens que têm efeito terapêutico. A estrutura musical ajuda na liberação do hormônio endorfina, ligado ao bem-estar.

“O curioso é que para ter este efeito benéfico, nem sempre a associação com a música precisa remeter a pensamentos positivos”, fala Eliseth Leão.

Na pesquisa sobre a obra de Wagner, a maior parte das pacientes lembrou, com as músicas, de mortes na família, catástrofes e acidentes, associações seguidas por um alívio. Já quando escutavam Luiz Gonzaga ou Tom Jobim – outros autores com efeitos terapêuticos, nas palavras de Eliseth – os pacientes de dor crônica também apresentaram benefícios, mas com associações de passagens boas da vida, praias paradisíacas, luzes coloridas.

“As melodias, as letras, as lembranças trazidas com os sons, sejam boas ou más, podem ajudar os pacientes a encontrar qual foi o ponto de partida do desequilíbrio que provoca as dores (na cabeça, nas costas ou em qualquer outra parte do corpo)”, explica a especialista.

“Para isso, basta escutar a música, ouvindo as letras, as notas musicais, respirando fundo, como se aquele fosse um momento só seu”, ensina. Com base em seus estudos, a enfermeira consegue indicar o playlist que mais ajuda neste processo terapêutico e analgésico contra a dor.

Ouça as músicas

Trilha sonora
Jesus alegria dos homens
Prelúdio para o Ato I da ópera Lohengrin
Carinhoso
Tocando em frente
Tarde em Itaupã
Andança
Falando de amor
Aquarela
Conversa de botequim
Asa Branca

 

Indico também a playlist: Música Clássica Para Curar

 

Via Conheça a trilha sonora para aliviar a dor – Bem-Estar – iG

A musicoterapeuta disponibilizou em seu site  sua tese “A Música como Terapia Complementar no Cuidado de Mulheres com Fibromialgia”.

 

 


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Música

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Musicoterapia Para Estressados

Em minha prática como Musicoterapeuta, tive o privilégio de delimitar parte de meus atendi…