Home Inspiração A paixão pela fotografia nutre a alma

A paixão pela fotografia nutre a alma

5 min de leitura
0
0

A possibilidade de reter uns instantes do tempo em uma imagem tem ao longo dos séculos seduzido muitas pessoas, sejam profissionais ou amadores, é difícil encontrar uma pessoa que não goste de fotografar.

A fotografia também é um exercício indicado para aliviar a tensão do cotidiano, porque provoca prazer e mexe com  sentimentos, é seu olhar sobre o mundo. É a chance de deter um instante e eterniza-lo. O ser humano sempre está em busca de atividades que ofereçam relaxamento e descontração e entrar no universo da imagem e seus registros pode ser uma boa escolha. Quem não tem um apreço especial por uma foto?

 

Fotografia como óleo sobre tela

A fotógrafa tcheca Marcela Filipová une a fotografia com poesia e realiza essa composição como uma maneira de realização artística. Admiradora da poesia desde pequena Marcela começou utilizando versos lidos de vários autores, porém, finalmente começou a adicionar versos de sua autoria de acordo com cada imagem composta.

 

 

"Árvore do sol"
“Árvore do sol”

 

O trabalho final, resultante da foto, edição e acréscimo da poesia, é como um quadro pintado, ao longe até parece uma tela. Assim ela afirma que graças à edição e composição fotográfica  faz nascer uma obra que reflete sua visão de mundo.

Assim como um pintor que demora dias para acabar sua tela, o processo de edição, sobreposição de imagens, mudanças de cores ou introdução de formas/texturas pode durar até um mês inteiro, quando finalmente a imagem chega ao ponto final, é impressa no tamanho 50X50 para exposição. A paixão foi herdada pelo pai, pintor dedicado há 90 anos em pinturas abstratas.

 

 "Nada além do silêncio está comigo"
“Nada além do silêncio está comigo”

 

Não só a arte fotográfica, mas vários outros caminhos artísticos mesmo que não sejam seguidos como profissão são indicados para deixar a alma mais leve, dar voz a sentimentos interiores e provocar uma troca com o mundo e universo. A visão é um sentido que capta muitas informações e elas sempre vêm atreladas a sensações e lembranças. O exercício dessas atividades pode afastar quadros de depressão, isolamento ou estresse.

Não é à toa que muitas pessoas se reconhecem no trabalho alheio, se vê retratado ou se identifica na forma como alguém expôs seus sentimentos, esse canal já proporciona um encontro mútuo através da arte. Além disso ainda é possível descobrir uma vocação profissional ligada à arte, por que não?

Em busca do bem-estar cabe a cada um de nós procura meios de manter o equilíbrio, seja através de uma atividade artística, esporte ou estudo de uma língua, a vida merece o nosso impulso em busca de melhoramentos, dentro de cada um e na coletividade.

Para conhecer mais o trabalho da Marcela Filipová visite seu site.

Artigo de Roberta Clarissa Leite

 

 


Recomendados


A ferramenta essencial de AutoDesenvolvimento pessoal

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Inspiração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

5 dicas para fazer sua própria horta caseira e agroecológica!

A agroecologista e professora do Namu Cursos Alessandra Nahra ensina que é possível fazer …