Home Inspiração Por que ouvir é tão importante? 10 Princípios da Boa Audição

Por que ouvir é tão importante? 10 Princípios da Boa Audição

7 min de leitura
0
0

A maioria de nós não ouve muito bem. Mesmo quando pensamos que estamos fazendo isso, nós não estamos.

Ou estamos pensando no que vamos ter para o jantar, no que a pessoa nos disse antes, ou estamos apenas esperando a pessoa terminar para que possamos dizer a nossa parte, que nós pensamos que é muito mais interessante.

Isso acontece em todo o mundo. E, claro, como nosso mundo acelera, a nossa capacidade, ou mesmo a nossa disponibilidade para ouvir, piora. Não tem nenhum viés cultural; está em todos nós.

Quão bem, ou mal, nós ouvimos muitas vezes depende de como nossos próprios dias estão indo. Nossas preocupações parecem afetar profundamente nossa consciência deste simples, mas muitas vezes raro, ato de ouvir. No entanto, quando alguém realmente nos ouve, é algo quase magnético.

É uma sensação segura e totalmente gratificante quando alguém toma o tempo para comentar cuidadosamente sobre o que dissemos. Às vezes é quase surpreendente, um alívio.

Não sei quando começou para mim, ou talvez isso sempre exisitiu; esta consciência de saber quem está me ouvindo (e de fato aos outros) e quem não está. Parece que isso sempre esteve lá, dentro de mim; um desejo de que a pessoa me escute quando eu estou falando.

Sou quase hipersensível a isso agora. Quando as pessoas estão distraídas, ou apressadas para ter sua deixa, falar sobre uma história, me cortar, parece que a criança perdida em mim está gritando para ser ouvido – por favor, por favor, apenas me escute.

Você já se sentiu assim? Você estava mesmo ciente antes de ler isto? E quantas vezes você se sente assim no trabalho, com o seu chefe? Será que eles o ouvem? Quantas vezes você se sente como se você não tivesse uma voz?

Quando você está ciente de que outra pessoa está realmente te ouvindo, consciente e interessado em tudo que você tem a dizer, pense em como isso te preenche, como isso inspira você a compartilhar mais, a ser mais. Quando ouvimos um ao outro, a energia entre nós é diferente, mais relaxada, mais íntima, mais amorosa.

10 Princípios da Boa Audição

  1. Atenção – dê à pessoa que está falando a sua total atenção. Se há alguma coisa mais importante para você no momento em que a pessoa está falando, interrompa a conversa e vá fazê-lo. Atenção é o maior presente que você pode dar a outra pessoa, seja ele um colega de trabalho, o seu parceiro ou seus filhos.
  2. Contato visual – olhe nos olhos, e continuar a fazê-lo, mesmo quando quem fala desviar o olhar para pensar. A qualidade do seu pensamento vai aumentar quando ele voltar a olhar para você e perceber que você ainda está olhando.
  3. Silêncio – não fale, ou mesmo deixe parecer que você quer falar. Mesmo quando sentir ou parecer que a pessoa já terminou, espere mais tempo. Frequentemente o melhor pensamento acontece nesse momento de silêncio.
  4. Não interrompa – não diga nada, pois isso interrompe seu pensamento. Idealmente, não tome notas.
  5. Seja curioso – tenha a intenção de ter a mente aberta e interessada sobre o que podem dizer a você.
  6. Linguagem corporal – sente-se de frente para o ser interlocutor, incline-se para frente, desdobre seus braços, mantenha-se calmo, relaxado e respire profunda e silenciosamente.
  7. Não queira resolver – você está aqui para ouvir, não para corrigi-los ou para resolver seu problema. Simplesmente por ouvir, a pessoa frequentemente chegará a uma solução sem você dizer nada.
  8. Igualdade – veja a pessoa em sua frente como um igual, um ser humano como você, que precisa falar ou pensar em voz alta.
  9. Não julgue – por mais difícil  que possa ser, não se trata de certo ou errado, apenas uma oportunidade para o outro falar e pensar.
  10. Apreciação – quando a conversa acabar, ofereça algo específico que você aprecia sobre a pessoa e faça isso olhando em seus olhos.

 

Justine Clement fundadora do @LearnShedLive & @HappyPrizeCo – artigo original Why Listening Matters

 


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Inspiração

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Video: Como a Linguagem Corporal e as Posturas Moldam Quem Nós Somos

A linguagem corporal afeta a maneira como os outros nos vêem, mas também pode mudar a mane…