Home Consciência Consumo Colaborativo: O que é meu é seu

Consumo Colaborativo: O que é meu é seu

3 min de leitura
2
0

Poucas coisas estão me chamando tanto a atenção aqui nos Estados Unidos quanto o consumo colaborativo. A prática foi considerada, (no final de março de 2011), uma das 10 tendências mais importantes do futuro pela revista “Time”.

Em poucas palavras, o consumo colaborativo é composto por um mercado mundial de trocas e aluguel de tudo o que se possa imaginar: carros, máquina de lavar, quartos em casa.

Isso é estimulado por algumas razões: a crise deixou as pessoas com menos dinheiro no bolso, as novas tecnologias permitem que se façam mais trocas entre pessoas desconhecidas e, por fim, existe a preocupação com o ambiente (menos consumo, menos pressão ambiental).

Gosto muito da ideia. Vai contra essa obsessão histérica do consumo. A grande guru desse movimento chama-se Rachel Botsman, formada aqui em Harvard, que mostra, em detalhes, como o consumo colaborativo está virando um negócio bilionário e em escala planetária. Ela é autora do livro “What Is Mine is Yours” (O que é meu é seu), que está virando leitura obrigatória para quem discute os caminhos do consumo e os impactos das novas tecnologias.  (- Gilberto Dimenstein)

“O que você está fazendo hoje não é nada quando as crianças, que já nasceram num ambiente de rede social, viraram consumidoras”, me diz Rachel.

Fonte: Folha.com

Assista Rachel Botsman na palestra do TEDxSyndney.

 

No Brasil temos como sites de comunidades de troca e compartilhamento: o Zazcar para compartilhamento de carros e o Descola Aí para trocas e aluguel dos mais diversos.

Sites estrangeiros:
Freecycle
Paper Back Swap
ZipcarSwap

Referências:
Folha.com
Leia trecho do livro “O que é meu é seu”
Planeta Sustentável


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Consciência

2 Comments

  1. alexluz@live.de'

    Alex

    4 de fevereiro de 2012 at 23:10

    Em breve, vamos lançar o site mais vantajoso de consumo colaborativo do Brasil (www.diliwi.com). Por enquanto, você pode visitar o nosso blog para trocarmos umas ideias sobre o assunto (www.diliwi.blogspot.com).

    Abraço,

    Reply

    • Sah Elizabeth

      4 de fevereiro de 2012 at 23:30

      Bacana Alex!

      Parabéns pela iniciativa e sucesso!
      Já estamos acompanhando o blog. Se estiverem no twitter, nos siga também por lá @vidaplenaebem ! :)

      Abraços e Luz!
      Sah

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *