Home Consciência Os Cinco Segredos de Uma Vida Plena

Os Cinco Segredos de Uma Vida Plena

7 min de leitura
1
0

John Izzo pediu a 15 mil pessoas, no Canadá e nos Estados Unidos, que respondessem às seguintes perguntas: Quem são os idosos que você considera sábios? Quem você acha que tem algo importante a ensinar sobre a vida? Quase mil nomes foram sugeridos. Por meio de entrevistas, selecionou 235 pessoas, cujas respostas servem de base para este livro.

“O que precisamos descobrir sobre a vida antes de morrer?”
“O que vocês podem ensinar sobre a vida para os que estão próximos do seu final?”
“Se você pudesse dar apenas um conselho aos mais jovens para encontrar uma vida feliz e significativa, qual seria?”

Trechos da Introdução

Neste livro procuro responder às seguintes perguntas: o que importa e quais são os segredos para se ter uma vida plena e satisfatória? Como colocar esses segredos em prática sem perder o rumo?

Espero que os jovens que estão começando sua jornada considerem fascinante a experiência de vida dessas pessoas, da mesma forma que recorrem à internet para conhecer a experiência dos outros com relação a produtos ou viagens.

Quem, como eu, está na meia-idade, quer ter certeza de que descobriu o que é importante antes que seja demasiado tarde, mas mesmo aqueles que se encontram na terceira idade e desejam refletir sobre suas experiências de vida podem descobrir maneiras de passar sua sabedoria à frente.

Este livro tem uma premissa simples. Não é preciso envelhecer para se tornar sábio. Os segredos da vida podem ser descobertos em qualquer idade. Quanto mais cedo os descobrirmos, mais nos realizaremos. Um dos idosos sábios que entrevistei sintetizou o valor deste esforço.

“Se ao menos uma pessoa puder aproveitar os segredos da felicidade, ainda que por poucos anos, devido ao que você está fazendo, terá valido a pena”, afirmou.

Aproveitar a vida ao máximo exige mais sabedoria do que conhecimento. A sabedoria é diferente e essencialmente mais importante que o conhecimento. Vivemos uma época em que o conhecimento se multiplica a cada seis meses, mas o suprimento de sabedoria é pequeno.

O conhecimento é um acúmulo de fatos enquanto a sabedoria é a habilidade de discernir o que tem importância e o que não tem. Sem saber o que realmente importa não é possível encontrar o verdadeiro sentido da vida.

Muita gente tropeça na estrada da vida e aprende à medida que caminha. Geralmente descobrimos a sabedoria quando estamos velhos e já é tarde demais para nos guiar pelo que aprendemos.

O ideal é descobrir os segredos da felicidade o mais cedo possível. Não acredito que seja necessário esperar até a velhice para nos tornarmos sábios. Os segredos da vida estão ao nosso redor, confirmados na vida daqueles que encontraram o que procuramos.

Em minha opinião, as duas coisas que mais queremos, como seres humanos, são encontrar a felicidade e o sentido da vida.

Quando uso a expressão “encontrar a felicidade” quero dizer que todas as pessoas desejam vivenciar a alegria e a sensação de contentamento, saber que viveu plenamente e que experimentou o signifi cado da existência.

Segundo o escritor norte-americano Joseph Campbell, autor de O poder do mito:

“buscamos a experiência de estar vivo, para que nossas experiências no plano puramente físico tenham repercussão no mais íntimo do nosso ser e da nossa realidade e, dessa forma, possamos sentir realmente o êxtase de estar vivo.”

Se a felicidade vem da experiência diária de contentamento e alegria, o sentido da vida surge a partir da consciência de ter um propósito. O psiquiatra austríaco Viktor Frankl, que foi aluno de Freud e sobrevivente de um campo de concentração nazista, sugere que a busca pelo sentido da vida é o impulso maior do ser humano. Em sua opinião, queremos que nossa existência faça alguma diferença, bem como encontrar um motivo para estar vivo.

Quais São os Cinco Segredos?

  1. Ser Fiel a Si Mesmo
  2. Viver Sem Arrependimentos
  3. Agir Sempre Com Amor
  4. Aproveitar o Momento
  5. Dar Mais Do Que Receber

 

Os Cinco Segredos de Uma Vida Plena
Pessoas experientes e realizadas contam o que é preciso para ser feliz
Autor: John Izzo
Editora: Ediouro
Ano: 2009


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Consciência

One Comment

  1. daisymelo70@yahoo.com'

    Daisy Melo

    8 de outubro de 2015 at 11:50

    Vida Plena e Bem estar combina com o Spaco de Terapias Naturais.Que boa essa união!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Menopausa: saiba como reduzir os sintomas e evitar problemas mais graves

Comum à todas as mulheres, a menopausa é uma fase hormonal que pode variar de acordo com c…