Home Organização & Produtividade Como conviver com uma pessoa desorganizada

Como conviver com uma pessoa desorganizada

5 min de leitura
0
0

Se sua(seu) namorada(o), ou filho(a), ou colega de quarto não é tão organizado quanto você, os problemas começam a surgir.

O que fazer para contornar esta situação desagradável, sem criar tanto estresse para ambas as partes?

Vamos às dicas:

1. Fale sobre

Ignorar o problema ou tentar se convencer de que isso não te afetará é um erro. Você precisa enfrentar o problema honestamente e respeitosamente. Os dois vão ter que ceder. Portanto entenda – e faça-o entender – que a opinião dos dois é importante e que comprometimento será necessário.

2. Defina sujo e desarrumado

Sujo e desarrumado não são sinônimos. Ou seja, algo pode estar desarrumado, porém limpo. E, convenhamos, é muito mais fácil quando o lugar está só bagunçado. Além disso, sujeira é nojenta, traz insetos, doenças e perigos. É totalmente compreensível ter asco à sujeira. No entanto, não exagere quanto à desarrumação.

3. Compromissos

Comece descrevendo sua casa ideal. Você pode se surpreender ao descobrir que você e seu (sua) companheiro (a) concordam em muitos sentidos. Neste sentido, vocês podem criar compromissos com cada um. O que acontece se alguém estiver no meio de um projeto, seja lá qual for? Como os cômodos da sua casa deveriam estar no dia-a-dia? Quem tem direitos em cada quarto? Comecem a assumir compromissos.


» Leiam juntos A mágica da arrumação de Marie Kondo

4. Tire fotos

Tire fotos de cômodos arrumados e desarrumados. Desta forma, você e seu companheiro (a) podem assumir um padrão para a casa de vocês. Você também pode fazer listas de arrumação, mas não caia na tentação de criá-las com elementos que não foram acordados por ambas as partes.

5. Respeite espaços individuais

Faça acordos também de espaços individuais. Por exemplo, “na minha escrivaninha, você não faz bagunça”. Igualmente, o outro lado pode pedir trégua em outros cômodos “eu prefiro deixar o interior do meu guarda-roupa desarrumado”.

6. Não resmungue

Não adianta passar o dia inteiro resmungando. Quanto mais você reclamar, menos ele (a) vai te respeitar e, pior ainda, você passará por resmungão. No entanto, não arrume tudo o que estiver desarrumado. Isso causará estresse e cansaço. Portanto, como já dito, faça acordos.

 

via noticias.universia.com.br


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Organização & Produtividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

12 dicas para você organizar sua vida

Organizar-se leva tempo, paciência e habilidade de jogar as coisas fora. Uma vez que…