Home Qualidade de Vida Dieta nas férias: tem como manter?

Dieta nas férias: tem como manter?

13 min de leitura
0
0

O período de férias está chegando e muita gente acaba comprometendo a dieta e ganhando alguns quilos indesejados. Saiba como manter-se em forma, sem perder o prazer do período de descanso.

Para muita gente, mais difícil do que fazer dieta é mantê-la no período de férias. Tudo porque a disciplina está diretamente relacionada à rotina do indivíduo. Sair da rotina, portanto, implica, quase sempre, em exagero. E exagero leva ganho de peso e, em muitos casos, frustração por ter que recomeçar tudo de novo.

Segundo a nutricionista Enaile Arrais, da NutriCoaching, com a falta de rotina e de tarefas diárias, ocorre a ausência do planejamento de deveres a serem cumpridos, e nessa lista está a rotina alimentar e da atividade física.

“Nas férias, deixamos de nos preocupar com o dia seguinte. Então, relaxamos com a preparação e organização de tudo o que faremos no outro dia. Como consequência disso, também não nos programamos para o que vamos comer e acabamos ingerindo o que tem em casa ou no lugar em que estaremos, o que na maioria das vezes não são opções muito adequadas e nem tampouco saudáveis”, afirma.

Como manter a dieta saindo da rotina – Para algumas pessoas é extremamente difícil seguir dietas em qualquer circunstância. Na Nutricoaching, trabalha-se com a implementação de hábitos saudáveis dentro do panorama geral e rotineiro de cada um.

“Quando damos foco nesses hábitos comuns de alimentação, eles dificilmente sairão da rotina da pessoa, pois podem ser executados de qualquer lugar. Afinal, eles seguem um padrão já comum da vida de cada um”, contextualiza a nutricionista.

No entanto, para aqueles que seguem um plano alimentar mais restrito e específico, seja por vários motivos (atletas, modelos, pessoas com alguma doença ou desordem física), cabe ao profissional ajustar as opções de alimentos para que nestas situações não aconteça o descontrole da dieta.

“Para isso trabalhamos com substituições de alimentos característicos das férias, porém com adaptações. Além disso, os ajustes de horários também se fazem extremamente necessários. Por exemplo, nas férias as pessoas costumam acordar mais tarde.

Então, o que ela irá comer deve ser uma refeição mais leve ou em alguns casos, a primeira refeição não será realizada, isso depende bastante de cada caso. Outro exemplo é fazer com que as refeições sigam um caráter mais simples e prático, no caso de viagens”, pontua a profissional da NutriCoaching.

Para a nutricionista, é muito comum o paciente voltar mais gordo depois das férias. Por isso é tão importante o foco na educação e no comportamento alimentar no período que antecede as férias, para que nesse período o desequilíbrio promovido pelas férias não seja tão intenso a ponto de aumentar muito o peso corporal do indivíduo.

“Se o paciente voltar das férias mantendo o mesmo peso de antes, já será um resultado excelente, pois ele não perdeu nenhum peso, mas também não terá aumentado, indicando que seus hábitos alimentares permaneceram iguais no período. E isso é bastante positivo para uma futura evolução nutricional”, finaliza.

Dê 10 dicas para quem vai sair de férias

1- Procure estabelecer uma adaptação na sua rotina alimentar por meio de uma educação alimentar adequada;

2- Não faça dietas muito restritivas se você não necessitar por algum motivo específico de saúde, pois quanto mais restritiva é a dieta, mais difícil será segui-la em suas férias e quando não estiver na rotina que está habituado;

3- Busque receitas que lhe agradem e compartilhe com seu nutricionista para fazer as substituições necessárias e assim poder ser consumida nas férias;

4- Para que nas férias a rotina alimentar não seja deixada de lado, planeje e estabeleça antecipadamente como serão as suas refeições e os horários específicos de cada uma delas;

5- Beba muito líquido (incluindo água, chás, sucos), quanto mais hidratado estiver o nosso corpo, melhor funcionamento terão as nossas células;

6- Não pule as refeições intermediárias, como o lanche da manhã e o lanche da tarde, para que não chegue as refeições principais com muita fome e coma além da conta;

7- Uma estratégia interessante no período da tarde é ingerir opções ricas em gorduras boas para maior saciedade, como castanhas, abacate, ovos para esperar o jantar, que costuma ser mais tarde nessa época;

8- Não deixe de realizar atividade física, mesmo que seja em outro horário que o de costume. Para isso, fique atento as mudanças na alimentação e quantidade de antes e depois da atividade;

9- Normalmente, as pessoas acordam mais tarde no período das férias e se isso acontecer não deixe de se alimentar ao acordar, mesmo que seja um shake ou vitamina com um tipo de fruta e proteína (suplemento, quinoa e aveia em flocos ou iogurtes),

10- Mesmo que vá dormir mais tarde, busque refeições mais leves, como chás, pipoca, castanhas, lascas de coco, vitamina de abacate, para que o corpo não fique sem nenhuma ou pouca fonte e reserva de energia.

Dicas de 3 opções de refeições saudáveis durante as viagens

Para viagens é adequado ingerirmos opções mais leves e que ao mesmo tempo promovam uma alta saciedade para evitar interromper a viagem e seguir com energia e disposição.

Existem muitas opções leves, práticas e saborosas para quem vai viajar, só é preciso planejamento e organização para separá-las:

  • – Castanhas, oleaginosas em geral e coco em lascas (essa opção é muito bem vinda nesse período de viagens pois promove bastante saciedade);
  • – Bolinhos assados de frango, ovo e aveia (além de serem muito saborosos, fornecem bastante saciedade através da proteína do frango e do ovo e das fibras da aveia);
  • – Frutas diversas: uvas, banana, laranja com bagaço, abacate (o mais apropriado seria picar essas frutas e armazenar; fornecem saciedade e energia pelas fibras e gorduras boas).

 

Sobre a NutriCoaching – Fundada em 2015, a Nutricoaching é uma empresa que trabalha com o conceito de Nutrição Comportamental e utiliza como uma de suas ferramentas o Coaching Nutricional. É certificada pela maior empresa de Coaching Nutricional do mundo, a Precision Nutrition. Sua proposta é melhorar a efetividade dos processos de emagrecimento de seus clientes, entregando resultados mais consistentes e perenes. Entre os serviços da empresa estão o Programa Nutricoaching, consulta nutricional, consulta de Medicina Preventiva e Endocrinologia, exame de bioimpedância, além do curso de Coaching Nutricional para Nutricionistas.

SERVIÇO:
NutriCoaching
End.: SHCSW 305 Centro Clínico Sudoeste, sala 246. Sudoeste, Brasília-DF
Telefones: 61 3879-2004 / 999230707
Site: www.nutricoaching.co
Instagram: @nutricoachingco


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Qualidade de Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Dicas de aplicativos para pagar menos em viagens

Época de férias! Quem não quer economizar  ainda mais nas passagens, hotéis e passeios? Ne…