Home Organização & Produtividade Procrastinação: a arte de deixar para amanhã

Procrastinação: a arte de deixar para amanhã

5 min de leitura
0
0

Em um mundo onde é preciso se ocupar com muitas tarefas, dividindo atenção entre as que achamos mais importantes, a gestão do próprio tempo é uma habilidade de extrema importância. A incapacidade de lidar com os deveres e o estresse pode levar a problemas, como a procrastinação, que muito afetam a produtividade e até a nossa saúde.

bagunca-procastinacao

Segundo Flávio Resende, coach brasiliense, especialista em Life Coaching, não se deve confundir o simples adiamento de tarefas com a procrastinação. “Adiar uma tarefa não é obrigatoriamente algo ruim. Pode ser uma escolha bem pensada para melhorar a eficiência da atividade. O problema é quando continuamos adiando a tarefa, de modo a precisarmos executá-la em cima do prazo ou a nunca executá-la”, explica Flávio.

Nos casos mais graves, a procrastinação também pode ser extremamente maléfica, explica o coach, podendo levar a problemas no trabalho, nos estudos e até nos relacionamentos. “Temos a tendência de adiar atividades desprazerosas, mesmo quando elas são extremamente necessárias.

No momento, elas podem parecer não tão urgentes, mas uma hora precisarão ser feitas. Assim, seguimos adiando esse momento continuamente até que percebemos que não temos tempo o suficiente para realiza-la como deveria”, explica o especialista. Segundo ele, mesmo que a tarefa seja executada no fim do prazo, ela acaba por ser realizada com pouca qualidade.

O que leva à procrastinação?

Flávio explica que existem dois fatores primordiais que levam as pessoas a procrastinarem: ansiedade e falta de organização. “Quando não conseguimos controlar nossa ansiedade, isso diminui nosso foco e torna fácil se desprender da atividade que executamos. Nessas situações é comum se distrair com algo na TV ou se ver navegando sem rumo na internet e simplesmente deixar a atividade importante ‘para depois’”.

Como evitar a procrastinação?

Para Flávio, a organização pode ser uma boa arma de combate à procrastinação. “Cada um tem seu método de organização, mas atitudes como montar um quadro com as suas tarefas e organizá-las por prioridade, pode dar uma melhor visão das necessidades e das urgências”, explica.

Sobre o coach Flávio Resende – Flávio Resende, 38 anos, é coach ontológico, pós graduado pela Homero Reis & Consultores. Sua especialidade são as áreas de Life Coaching (o Coaching de Vida, um processo que potencializa as habilidades do coache para que ele possa ampliar as suas conquistas em todas as áreas de sua vida, focando no aumento de performance, no aperfeiçoamento do comportamento e do pensamento, e nos resultados) e Coaching Empresarial (outra modalidade de coaching direcionada a empresários, que consiste em auxiliar, por meio de técnicas, ferramentas e práticas do Coaching. O foco do trabalho é para que estes profissionais desenvolvam novas habilidades e as competências necessárias para o alcance de alta performance no ambiente empresarial).


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Organização & Produtividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Se você tivesse uma nova chance, o que faria?

Todo fim de ano é a mesma coisa: há uma profusão de abraços, que acabam deixando mais leve…