Home Bem-estar Cromoterapia – A Cura Através das Cores

Cromoterapia – A Cura Através das Cores

5 min leitura
0
0

É a técnica de tratamento por meio das cores. Acredita-se que a cromoterapia já fosse praticada pelos antigos sacerdotes médicos do Tibete e do Egito.

cromoterapia-cores

Hoje, é estudada cientificamente e aplicada nas clínicas e centros naturistas e de medicina ocultista.

Seus efeitos são explicados através de duas teorias básicas: a primeira, mais antiga, afirma que as cores produzem modificações no campo áurico humano e determinam alterações emocionais, funcionais e metabólicas.

A segunda, e mais atual, afirma que o efeito da cromoterapia deve-se a fatores neuroendócrinos, pois a simples visualização das cores determina estímulos cerebrais nos centros sensoriais que, agindo no eixo hipotálamo-hipofisário, resultam em modificações no metabolismo através de uma complexa e sutil ação endócrina.

Cada cor, por seu turno, tem um efeito diverso e agem em funções e órgãos diferentes.

As recentes análise e pesquisas científicas comprovaram a ação dessas duas teorias.

A técnica consiste mais comumente na projeção de fachos de luzes coloridas sobre o corpo inteiro. Também podem ser usados vidros coloridos sob a luz solar sobre a pessoa a ser tratada.

Sabe-se, porém, que mesmo as roupas com suas cores influenciam o organismo. Isto realça a importância da seleção da cor das roupas a serem usadas, das paredes da casa, dos ambientes, etc.

Na prática da cromoterapia onde se utilizam fachos luminosos, as cores são escolhidas e aplicadas segundo um critério apropriado. Podem ser usadas uma ou mais cores numa sessão para cada projeção. Aconselha-se a utilização de luz colorida com a cor indicada e o uso de trajes da mesma cor.

O tempo de exposição luminosa é de cerca de vinte minutos diários, e o uso das roupas é indeterminado, podendo ser constante.

Este é um processo bastante importante na cura psíquica. Há vários, mas esse mecanismo é um dos mais fáceis e práticos de se restabelecer a harmonia e o equilíbrio do campo eletromagnético da pessoa.

O processo é o seguinte:

Todos os pontos energéticos, inclusive os sete grandes chakras são ativados. Esses pontos energéticos constam na Medicina Chinesa. (Vide acupuntura)
Então, à medida que a luz vai sendo projetada, a harmonia e o equilíbrio vão sendo estabelecidos nos pontos energéticos (ou chakras) que estiverem em desequilíbrio.
É um processo muito sutil e rápido, dependendo, é lógico, da pessoa que está sendo tratada.

Trecho extraído do livro:
CUIDE DE VOCÊ E TENHA MAIS QUALIDADE DE VIDA – VOL. II
AUTOR: Rômulo B. Rodrigues
EDITORA AMAZON

Rômulo B. Rodrigues –  Escritor, Terapeuta Holístico, Mestre de Reiki, Consultor e Numerólogo. Trabalha com Reflexologia, Reiki, Massagem, Florais, Aconselhamento Terapêutico, Técnicas de Relaxamento, Hipnose, Regressão, Terapia de Vidas Passadas e Numerologia. Estuda e pesquisa sobre a espiritualidade há vinte anos. Foi membro da Associação Internacional Amigos da Natureza (AIANATU – SP). É autor de 21 obras. Link: Livros na Amazon

 

Achados


Comentário(s)

Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *