Home Qualidade de Vida Mindfulness ajuda a desenvolver foco, clareza e criatividade no trabalho

Mindfulness ajuda a desenvolver foco, clareza e criatividade no trabalho

7 min de leitura
0
0

É uma contradição difícil de ser superada: enquanto o mercado demanda cada vez mais inovação e criatividade no trabalho, a rotina atribulada faz com que as tarefas sejam feitas de forma automática.

Para escapar dessa armadilha, o Instituto Latino Americano de Mindfulness e Bem Estar, ILAMB , oferece treinamentos voltados para o mundo corporativo.

Além de ajudar os profissionais a atuarem de forma mais consciente, também resulta em benefícios na prevenção de problemas psicológicos.

Um dos pontos principais desse processo é habilitar executivos a liderarem com excelência, sem se perderem em preocupações com o próximo trabalho a ser feito ou algo já realizado em que não é preciso despender energia.

“Em contrapartida, o mindfulness é um estado mental de atenção no momento presente. Quando você constrói essa capacidade de se afastar do caos, consegue uma visão mais ampla, uma consciência do todo”, explica Marina Neumann, fundadora do ILAMB e instrutora nos treinamentos.

O resultado é um aumento de produtividade de 40%, assim como 48% de melhora no foco e 48% de aumento na satisfação no trabalho – os números foram levantados em uma empresa da lista Fortune 200 que passou por treinamentos recorrentes da prática.

No ambiente corporativo, essa melhora na rotina de trabalho acaba se refletindo no restante da equipe como um efeito cascata.

Ana Claudia Lopes, vice-presidente de vendas de serviço da Oracle que participou de um workshop do ILAMB em novembro, conta que seus dias de trabalhos são intercalados de solicitações que sempre parecem ser urgentes.

“O mindulfness me permite focar e não me dispersar. Ajuda a priorizar de forma mais adequada as questões profissionais e pessoais”, conta Ana Claudia.

Mas ela não é beneficiada sozinha:

“Como minha realidade é próxima do meu time, esse espaço de reflexão, intuição, decisão e paz ajuda a todos. É uma maneira de nos mantermos focados para não enlouquecer”, diz a executiva.

Enlouquecer não é força de expressão. É fácil encontrar profissionais que sofrem com estresse e ansiedade e o número de casos de síndrome de burnout, esgotamento psicológico relacionado ao trabalho, tem subido.

“Esse aumento é assustador aqui no Brasil, mas o fato é que as demandas excessivas do trabalho não vão mudar. Então é necessário encontrar uma forma melhor de lidar com os desafios para manter tanto a saúde mental quanto física”, afirma Marina.

O treinamento para líderes oferecido pela ILAMB é feito a partir de uma parceria com o Institute for Mindfulness Leadership (IML).

Marina Neumann foi, inclusive, revisora técnica da versão em português do livro Mindfulness para Liderança – Como Criar Espaço Interior Para Liderar Com Excelência, de Janice Marturano, fundadora do IML.

Exercício

Durante momentos de extrema pressão no trabalho, mesmo um pequeno exercício de mindfulness pode ser de grande ajuda.

Marina ensina:

  • sentado, faça uma pequena pausa das atividades;
  • se for possível, feche os olhos;
  • perceba o que passa por sua mente e o que sente no momento;
  • faça uma ou duas inspirações profundas e sinta as sensações da respiração no seu corpo;
  • volte a se conectar com o ambiente, note os sons ao redor, o contato do corpo com a cadeira e o chão;
  • abra os olhos.

 

“Esse processo ajuda a reequilibrar o sistema nervoso, diminuir o mecanismo de luta ou fuga do cérebro e engajar a parte mais sábia dele. Com isso, você fica mais apto a tomar decisões razoáveis ao invés de reagir automaticamente nas situações”, explica a especialista.

 

Sobre o ILAMB
Instituto Latino Americano de Mindfulness e Bem Estar.

O ILAMB foi fundado em julho de 2016 pela engenheira eletrônica Marina Neumann, praticante de meditação há mais de 20 anos.

Ela combina a sua vasta experiência como líder e executiva de multinacionais com sua formação em mindfulness nos programas para empresas. www.ilamb.co.

 


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Qualidade de Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Câncer: Mindfulness ajuda pacientes durante e após tratamento

Treinamento ajuda a controlar o turbilhão emocional causado pela doença, reduz estresse e …